5 cuidados com raças de cachorros grandes e bravos

5 cuidados com raças de cachorros grandes e bravos

As vezes pode ser muito difícil resistir aos carinhas de grandes, no entanto quando se decide levar um cachorro dos exemplares de raças de cachorros grandes para casa, é preciso ter conhecimento de algumas informações importantes sobre eles.

Weimaraner - Raças de cachorros grandes

Para começar é importante saber que a maior parte das raças de cachorros grandes foi desenvolvida para trabalhos e/ou atividades esportivas, auxiliando o homem em várias tarefas do dia a dia.

Por exemplo, as raças de cachorros grandes como o Labrador Retriever, o Golden Retriever, o Pointer e o Weimaraner, que até hoje são muito usadas na pratica de caça. Assim como os Dálmatas e o Bloodhounds, que são perfeitos cães farejadores, por possuírem um olfato muito apurado, capaz de rastrear presas em ambientes que o homem jamais conseguiria chegar.

Apesar de em modo geral possuírem uma função muito bem definida, várias raças de cachorros grandes e gigantes se mostraram maravilhosos companheiros, como por exemplo o Bernese, o Labrador, o Rottweiler e o Dogue Alemão.

Se você é apaixonado por raças de cachorros grandes e tem pensado em adquirir um, acompanhe a seguir algumas dicas de cuidados especificas para esses caras grandões.

 

Cuidados com raças de cachorros grandes

Separamos as dicas em blocos de informações para que você tenha um conteúdo mais completo e de fácil entendimento sobre as raças de cachorros grandes.

  1. Informações relevantes sobre as raças de cachorros grandes

Quando se opta por ter uma das raças de cachorros grandes em casa é importante estar ciente de que seu cachorro, quando chegar a fase adulta, irá superar os 20kg de peso, no mínimo. O que significa que os gastos de manutenção desse animal também serão maiores, portanto esteja pronto para investir mais com:

  • Alimentação;
  • Acessórios;
  • Pet Shop;
  • Veterinário.

Além disso, você precisará contar com um bom espaço em casa, para que tanto o animal quanto a família convivam com conforto e harmonia. Falando em harmonia, é preciso que você seja mais paciencioso com o cãozinho, afinal as raças de cachorros grandes tendem a ser mais desajeitados devido ao tamanho, e por isso podem causar mais destruição em casa.

É importante também ressaltar que a convivência social do animal deve ser estimulada desde pequeno, para que ele não se torne um cachorro bravo.

  1. Alimentação das raças de cachorros grandes

Quando o assunto é alimentação, não se pode apenas considerar o fator econômico na dieta das raças de cachorros grandes. O mais indicado é que você consulte seu veterinário e busque orientações nutricionais adequadas para a raça e estilo de vida do seu amigo canino.

Quando filhotes das raças de cachorros grandes precisam de uma alimentação que as faça ganhar peso rapidamente, e nesses casos uma dieta rica em proteínas e cálcio é muito importante. Depois de adultos, é preciso que a alimentação seja adequada ao animal, pois é muito comum que cachorros de grande porte sofram com problemas de sobrepeso. E nesses casos os problemas ósseos que são comuns entre as raças de cachorros grandes aparecem antes do previsto.

  1. Raças de cachorros grandes precisam de passeios e exercícios físicos regulares

As raças de cachorros grandes costumam ser animais cheios de energia e disposição. Muitos deles possuem um histórico genético como cães de trabalho, pastoreio, resgate, rastreamento, assistência, etc.

Sendo assim, é preciso investir tempo suficiente em passeios e exercícios físicos com as raças de cachorros grandes. Se isso não acontecer, as chances de eles adoecerem ou colocar todos em sua casa loucos, são imensas. Aproveite para se exercitar também na companhia deles. Procure fazer caminhadas diárias, você dois serão mais felizes.

É interessante também que você possua um grande aparato de brinquedos para seu amigo. Assim você garantirá que ele não destrua suas coisas quando se entediar em casa.

  1. Evitando a agressividade

A tendência a agressividade de um modo geral não está relacionada diretamente a raça do cachorro, mas sim a índole natural do animal. Com tudo, as raças de cachorros grandes, costumam intimidar as outras pessoas, e até mesmo animais, pelo tamanho. E isso pode torna-lo um tanto antissociais.

Por isso, é de extrema importância que você busque socializar seu cachorro de porte grande desde cedo. Promovendo o contato com outras pessoas e animais. Só assim você terá a garantia de que ele não avançará nem machucará alguém depois de adulto. Procure leva-lo a parques ou lugares onde existam mais cachorros.

Dálmatas - Raças de cachorros grandes

5. Responsabilidade é fundamental com raças de cachorros grandes

Independente de o seu companheiro ser um cachorro de porte pequeno ou médio, ou ser uma das raças de cachorros grandes, é preciso que você seja sempre responsável com ele e por ele.

Seja paciente, cuide dele e o eduque para que ele possa ser um cachorro com regras, amado e feliz. Mesmo que as coisas não saiam como você imaginou no começo, insista. Assim como qualquer outro animal, as raças de cachorros grandes, também precisam de cuidados, atenção e carinho.

O abandono não deve ser uma palavra considerada quando se trata de um animal de estimação. Então, antes de decidir por arruma um cãozinho, seja ele de raça ou não, pequeno ou grande, pense bem se você estará disposto a investir seu tempo e dinheiro com ele.

 

Esperamos que esse artigo tenha o ajudado de alguma forma. Se você gostou do que leu curta nosso conteúdo, compartilhe e acompanhe os artigos a seguir.

 

Envie seu comentário

Animais

Veja mais

Cães

Veja mais

Eventos

Veja mais

Família

Veja mais

Gatos

Veja mais

Turismo

Veja mais
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE