Quais cuidados com adoção de cachorro devemos ter
- Em Sem categoria
- 22 JAN 2018
- 10H29

Cada vez mais as pessoas têm optado pela adoção de cachorro ao invés de compra. E essa é uma atitude maravilhosa, no entanto, quando se opta por esse caminho é preciso tomar alguns cuidados, e é sobre isso que iremos falar.
Antes de levar um animalzinho para casa, seja ele vindo de um abrigo ou da rua, é preciso se certificar de algumas informações e tomar alguns cuidados com adoção de cachorro. Para que você saiba exatamente o que fazer veja essas dicas abaixo e fique por dentro.
Cuidados com adoção de cachorro de rua
Se você se encantou por um bichinho na rua, e está pensando em levá-lo para casa, existem alguns cuidados com adoção de cachorro que você precisa tomar, nos primeiros dias de adaptação do animal.
- Se você gostou do cachorrinho e percebeu que o sentimento foi recíproco, já é meio caminho andado. As adoções precisam ser empáticas para que uma história de sucesso se inicie.
- Antes de colocar seu mais novo amigo dentro do carro, certifique-se de que ele realmente não tem dono.
- Arrume um tempo para dar uma atenção à saúde do cachorro, muito tempo na rua, sem um dono que cuide devidamente de sua saúde, pode conferir a ele doenças de pele e problemas nos pelos. Além disso, a desnutrição por morar na rua, podem promover outros problemas de saúde.
- Procure um veterinário para saber o que pode ser feito antes de levá-lo para casa. Os problemas mais comuns nos casos de desabrigo são pulgas, piolhos, carrapatos e desnutrição.
- A vacinação também não pode ser negligenciada. Como você não conhece o animal é importante que comece com ele um programa de vacinação. Ao menos para as doenças mais comuns.
- Também é bom realizar alguns exames, para saber se ele é portador de alguma zoonose ou enfermidade que possa prejudicar sua família e que exija um tratamento imediato.
- Dê uma olhada nos dentes dele também. A saúde bucal é um aspecto importante a ser considerado, se o cachorro for mais velho, talvez seja preciso uma avaliação médica periodontal, e a integridade dos dentes.
- Procure se certificar de que ele não entrará em pânico dentro do carro, antes de ligá-lo e levar o animalzinho para casa. Faça primeiro um trajeto curto, para ver como ele se comporta. Em caso de vômito ou estresse converse com o veterinário e se informe sobre a melhor maneira de contornar esse problema.
- Você passou pelo veterinário, e chegou em casa com ele, agora começa o período de adaptação. Escolha um local limpo, arejado e livre de transito excessivo de pessoas, para instalar a cama dele. Mostre a ele onde ficarão seus pratos de água e comida, e onde ele deverá fazer suas necessidades.
- A probabilidade de você ter alguns problemas nesse período de adaptação é imensa, afinal, trata-se de um animal que vivia na rua, sem regras, portanto, tenha paciência.
- Alguns animais sofrem maus tratos na rua, e por isso desenvolvem mais problemas de saúde e comportamentais também. Nesses casos é importante que eles recebam mais cuidados e afeto, para que esse trauma possa ser recuperado mais rápido.
Cuidados com adoção de cachorro de abrigos
Existem muitos abrigos que promovem a adoção consciente de animais como cães e gatos. E se você quer um companheiro, mas não cruzou com nenhum que tenha conquistado seu coração na rua, esse certamente é o melhor caminho.
Além de poder escolher um cachorro que lhe encherá de amor e carinho nos casos dos abrigos, os cuidados com adoção de cachorro são menores. Já que na maioria deles existem veterinários que cuidam da saúde dos animais periodicamente.
Quando você opta por acolher um animal de abrigos e ONG’s os cuidados com adoção de cachorro principais que você deve ter são:
- Procure conhecer o histórico de saúde do animal, se ele possui alguma doença crônica, ou se existe a possibilidade de desenvolver alguma.
- Verifique se as vacinas estão em dia, e se o animal for mais velho, certifique se existe alguma recomendação especial para ele.
- É importante saber sobre a rotina do animal no abrigo, e o que ele anda comendo, para que você possa tornar a adaptação dele mais tranquila para ambos os lados, o dele e o seu.
Além dessas recomendações que passamos, existe uma que é válida para ambos os casos, tanto para adoções de cachorros de rua, quanto para adoções feitas em abrigos e ONG’s.
O primeiro dos cuidados com adoção de cachorro que você precisa ter é a certeza de que poderá dar um lar para esse cãozinho, cuidar devidamente dando carinho, atenção e tudo o que ele precisa.
Existem muitos casos de pessoas que adotam cachorros e depois de um tempo devolvem, ou abandonam eles na rua por diversos motivos diferentes. As vezes por falta de tempo para cuidar deles como é preciso, as vezes por que eles cresceram mais do que era esperado.
Esperamos ter ajudado com essas dicas, se você gostou desse artigo curta ele, se acha que ele pode ser útil para alguém compartilhe, agora, se você quiser saber mais sobre cachorros acompanhe nosso próximo artigo.