Raça de cachorro: Shih tzu

Raça de cachorro: Shih tzu

Semelhanças entre as raças de cachorro Shih Tzu e Lhasa Apso

Entre as raças de cachorro, Shih Tzu é a mais confundida com uma muito parecida o Lhasa Apso. Fisicamente eles são realmente muito parecidos, mas em questões comportamentais, são extremamente diferentes. Por isso, trouxemos esse artigo, para que você conheça melhor essa raça de cachorro Shih Tzu e assim não o confunda mais com o Lhasa Apso.

Raças de cachorro Shih Tzu

Semelhanças entre as raças de cachorro Shih Tzu e Lhasa Apso

Essas duas raças são tão parecidas e tão frequentemente confundidas, que muitas pessoas se surpreendem quando percebem que o Shih Tzu e o Lhasa Apso não se tratam de exemplares da mesma raça de cachorros. As semelhanças são muito evidentes:

  • Olhos grandes,
  • Pelo longo e macio,
  • Porte pequeno e
  • Cores que não se diferenciam de uma raça para a outra.

No entanto as diferenças, também podem ser percebidas quando observados com mais atenção. Veja quais são elas:

 

Origem das raças de cachorro Shih Tzu e Lhasa Apso

Deixando as confusões de lado, existe uma coisa em comum que é preciso ser ressaltada, ambas as raças de cachorro Shih Tzu e Lhasa Apso são excelentes cães de companhia. No entanto, a origem delas, é a primeira de muitas divergências entre essas raças de cachorro.

O Lhasa Apso foi à primeira raça a surgir no mundo, ele era mantido como guardião no Tibete, e tinha a função de alertar quando necessário. O Shih Tzu por sua vez, surgiu do cruzamento do Lhasa com outras raças. Não existe um consenso sobre quais raças foram responsáveis pelo desenvolvimento desse cruzamento, mas, há quem acredite que o Pug está entre as possibilidades.

Diferentemente do Lhasa, que possuía a principal função de alertar, latindo quando algo ou alguém estranho surgisse, o Shih-Tzu foi criado para ser um cachorro de companhia, o que nos leva a uma das principais diferenças comportamentais entre eles.

 

Diferenças comportamentais entre as raças de cachorro

Como todo cão que originalmente criado para desempenhar o papel de alarme, o Lhasa não interage bem com estranhos. Ele é desconfiado, late, e demora até se acostumar com as pessoas. Já o Shih-Tzu, pura e simplesmente um cão de companhia, é mais sociável com todos ao seu redor, e abana o rabinho para qualquer um que se aproxime.

Esta diferença comportamental entre essas raças de cachorro, explica porque as pessoas costumam falar que o Shih Tzu é mais carismático, e o Lhasa mais fechado. Na verdade, o Lhasa também é bastante expansivo, porém, apenas com quem ele conhece. Ele apenas é mais desconfiado, arbitrário e seletivo.

O Shih Tzu é expansivo, dado e encantador com todos a sua volta, trata-se de uma das raças de cachorro voltadas para toda a família. O Lhasa por sua vez, costuma eleger apenas um membro da família como dono, e será profundamente apegado e carinhoso com eles.

O Lhasa por exercer sua função de alarme, passa a maior parte do tempo observando, e não se importa em ficar sozinho. Às vezes até pede atenção do seu dono, mas na maior parte das vezes, fica satisfeito em apenas deitar-se ao lado dele e tirar uma soneca. Já o Shih Tzu, por se tratar de um cão de companhia, precisa de muito mais atenção e cuidados constantes. Ele pede carinho, pede colo, e não se cansa de interagir com todos a sua volta.

Raças de cachorro Lhasa Apso

Fisicamente eles são iguais?

As semelhanças físicas entre essas duas raças de cachorro Shih Tzu e Lhasa Apso, são realmente surpreendentes. Mas depois que lhe apontarmos as diferenças, você será capaz de diferenciar as duas raças facilmente.

  • O focinho: essa é a diferença mais evidente. O do Shih Tzu é extremamente retraído, quase inexistente, não se esqueça, possivelmente ele possui um pouco de Pug no seu DNA. Já o Lhasa possui um focinho fino e um pouco mais alongado, com a pelagem pode ser difícil perceber esse detalhe, mas é completamente possível.
  • Os olhos: o Lhasa tem olhos um pouco menores e mais ovais que o Shih Tzu, que por sua vez possui olhos maiores e mais arredondados.
  • A testa: seguindo a mesma dinâmica. A testa do Lhasa é reta, enquanto a do Shih Tzu é arredondada.
  • A pelagem: não é possível diferenciar essas raças de cachorro pela cor dos pelos, já que essa característica varia em ambas as raças. No entanto, o Lhasa possui um pelo mais grosso e áspero, enquanto o Shih Tzu tem um pelo mais suave e fino.

Em exemplares puros, que apresentam as características de cada uma das raças de cachorros, estas diferenças são as mais visíveis. Essa identificação fica mais difícil quando lidamos com exemplares não puros, oriundos de criadores mal informados, que acabam misturando as duas raças de cachorros Shih Tzu e Lhasa Apso.

Independente de qual seja a sua escolha, é importante que ela seja feita de acordo com o temperamento mais adequado para você ou sua família. Ambas as raças de cachorro são dóceis, afetuosas e excelentes companheiras.

Gostou do nosso artigo? Então comente, curta e compartilhe com os seus amigos, mostre a todos que as raças de cachorro Shih Tzu e Lhasa Apso não são a mesma coisa. Se você quiser saber mais sobre cães, acompanhe nosso próximo artigo.

 

 

Envie seu comentário

Animais

Veja mais

Cães

Veja mais

Eventos

Veja mais

Família

Veja mais

Gatos

Veja mais

Turismo

Veja mais